ADOLESCÊNCIA E ACNE
Esse foi o tema abordado durante palestra realizada pela Secretaria de Saúde e proferida pela nutricionista Claúdia, psicóloga Samira, enfermeira Jaqueline e médico Tiago.
A psicóloga Samira em seus comentários deu ênfase à fase da adolescência, que é o período em que ocorrem muitas mudanças no corpo, principalmente ao que diz respeito aos hormônios de cada um. Sendo assim, é possível que ocorram o surgimento da acne e das espinhas. Isso faz com que muitos adolescentes se sintam constrangidos, envergonhados, e em muitos casos até deixam de sair de casa, diminuindo sua auto-estima.
A nutriconista Claúdia em sua fala abordou os principais motivos que podem causar a acne. Entre eles estão o consumo excessivo de gorduras, frituras, doces e comidas prontas. Para ajudar no controle as pessoas devem ingerir frutas, cereais, verduras, legumes e beber no mínimo de 01 a 02 litros de água por dia, além de consumir pouco sal. Pois a alimentação feita de forma incorreta pode causar doenças sanguíneas, cardiovasculares, hipertensão e obesidade.
E por último a enfermeira Jaqueline e o médico Tiago falaram sobre os principais tratamentos que podem ser feitos para medicar a acne, uma vez que ela é uma doença bastante comum entre as pessoas de ambos os sexos, embora os casos mais frequentes e graves ocorram nos homens.
A doença possui 05 graus e quanto maior o seu estágio, maior é o grau de infecção, além dela afetar a parte fisiológica do corpo também pode afetar a auto-estima da pessoa, por isso é bom não esperar para fazer seu tratamento.